The Post – A Guerra Secreta

Apenas o filme “espírito-americano” do Oscar 2018.

The Post é aquele filme de jornalista que sai todo ano, mas com o diferencial que este é estrelado por Maryl Streep, Tom Hanks, Bob Odenkirk e dirigido por Steven Spielberg.

A trama retrata um episódio quinquagenário envolvendo a imprensa e a política americana. No início dos anos 1970, o The New York Times publicou documentos que provavam o desastre que foi a investida americana na guerra do Vietnam. Diante disso, o presidente à época, Richard Nixon, tenta impedir, diante da suprema corte, o jornal de continuar com as publicações. Agora Kay Graham (Maryl Streep), dona do The Washington Post e Bem Bradlee (Tom Hanks), editor-chefe, discutem as causas e as consequências advindas da publicação desses documentos pelo seu jornal.

Teatral e com falas pouco inspiradas, o filme parece ser estrelado por atores quaisquer, não dois bastiões de Hollywood. Maryl se via espantada todas as vezes que aparecia em cena, como se sua personagem fosse alguém alienada e totalmente sem instrução, com certeza uma de suas piores atuações, foi indicada ao Oscar por tradição, não por competência. Exageraram na maquiagem de Tom Hanks, aplicaram enchimentos faciais, talvez para assemelhar-se mais com o Bem original, mas ficou um desastre, parecendo um boneco de plástico.

Fica aqui a dúvida de Spielberg estava mesmo envolvido neste filme, com um outro grande projeto para estrear em breve (Player Nº 1), parece que o diretor não estava no set, não há sequer uma marca reconhecível do diretor. Existem sim algumas cenas bem filmadas, como um plano sequência dentro de uma casa, envolvendo diversos atores simultaneamente, mas em geral, se não aparecesse o nome do diretor na tela, passaria totalmente despercebido.

Por fim, o destaque é o sempre bom ator Bob Odenkirk, seu tardio estrelato parece fazer com que o ator trate cada papel como o maior de sua vida, mesmo com espaço restrito, o ator destaca-se e dá uma alma para seu personagem, coisa que não vemos nos demais.

O filme tem sua importância, mostra o início da queda de Nixon, assim como a primeira tentativa de calar a imprensa americana. Claro que é oportuno, pois hoje vive-se uma guerra interna entre Trump e a imprensa americana, talvez isso tenha chamado a atenção de tão estrelado elenco.

Apesar do filme ressaltar o espírito livre americano, fica as incertezas dos nossos tempos, quando “Julians Assanges” são caçados por fazer exatamente o que o filme inspira: tornar a política um campo mais limpo.

The Post – A Guerra Secreta

Título Original: The Post
Ano: 2017
Direção:  Steven Spielberg
Duração: 117 min.
Nacionalidade: EUA
Gênero: Drama, Histórico, Biográfico
Elenco: Maryl Streep, Tom Hanks, Bob Odenkirk

Gounford

Gounford

Amante do cinema, viciado em games, entusiasta de séries e escravo dos quadrinhos e livros... Ou seja, procura-se emprego para sustentar tudo isso!
Gounford

Últimos posts por Gounford (exibir todos)

Compartilhe!

Gounford

Amante do cinema, viciado em games, entusiasta de séries e escravo dos quadrinhos e livros... Ou seja, procura-se emprego para sustentar tudo isso!