Heroina(s)

Explorando um lado poucas vezes obscuro do combate às drogas, Heroína (s) é comovente e esperançoso.

O documentário, que acompanha o dia-a-dia de três mulheres que dedicam suas vidas para ajudar viciados em heroína em Huntington, West Virginia, considerada a capital da overdose nos EUA. Ele procura mostrar um lado pouco explorado deste mundo, o atendimento, resgate e o pós-atendimento aos viciados, vítimas de overdose.


Sem muito se aprofundar em casos específicos, o documentário foca no trabalho de três heroínas : Jane Rader, primeira mulher chefe do corpo de bombeiros de Huntington; Necia Freeman, missionária que distribui alimento e atenção aos viciados; e a juíza Patricia Keller, que comanda um tribunal que dá assistência ao programa de reabilitação.

Focado nas três mulheres, o documentário não tenta atacar as drogas, ou mesmo discutir o problema da distribuição das mesmas, ele prefere mostrar as consequências do ato de se drogar e alguns casos de viciados em processo de recuperação. Mesmo quando mostra o levantamento de algumas questões em relação ao programa de recuperação de viciados, o documentário não foca nisso e prossegue na vigilância às protagonistas.

A câmera de Elaine McMillion, também diretora do curta-documentário é astuta, ela consegue passar toda a agonia de um atendimento à uma vítima, mesmo sem precisar focar na vítima em si. Outro destaque vai para a roteirista Beeka Ragassa e o uso da homografia existente com o título do filme, que funcionou tanto em inglês, quanto em português.

Um ótimo documentário, com uma abordagem pouco comum, mas que pode apresentar uma visão mais humanizada de todos esse processo de autoflagelação existente em todo o mundo. Essas mulheres mostram-se verdadeiras exemplos dentro de um mundo cada vez mais exposto ao vício em drogas pesadas.

Heroina(s)

Título Original: Heroin(e)
Ano: 2017
Direção:  Elaine McMillion
Duração: 39 min.
Nacionalidade: EUA
Gênero: Documentário
Elenco: Jan Rader, Patricia Keller, Necia Freeman

Gounford

Gounford

Amante do cinema, viciado em games, entusiasta de séries e escravo dos quadrinhos e livros... Ou seja, procura-se emprego para sustentar tudo isso!
Gounford

Últimos posts por Gounford (exibir todos)

Compartilhe!

Gounford

Amante do cinema, viciado em games, entusiasta de séries e escravo dos quadrinhos e livros... Ou seja, procura-se emprego para sustentar tudo isso!