Estrelas Além do Tempo

Ser negro nos Estados Unidos nos anos sessenta não era algo fácil, ser mulher negra era menos ainda.

Estrelas Além do Tempo, não só conta a história de três mulheres negras americanas que foram importantíssimas na corrida espacial, ele faz justiça e apresenta ao mundo uma realidade não presente nos livros de história e dos diversos documentários, inundados de brancos, sobre a NASA.

Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Mary Jackson (Janelle Monáe) e Dorothy Vaughn (Octavia Spencer), funcionárias da NASA, trabalham como matemáticas na ala das “mulheres de cor”, no porão de um dos prédios da organização. Tidas como inferiores, o grupo de vinte matemáticas era essencial em uma época que não haviam computadores para calcular equações gigantescas.

O filme foca na importância das três mulheres para o programa espacial americano, tratando de seus problemas pessoais e profissionais. Apesar de se passar em uma época de segregação nos EUA, o filme apenas pincela este assunto tantas vezes retratados no cinema, e deixa mais espaço para mostrar a batalha pessoal dessas mulheres. Essa é uma boa decisão, pois assim podemos ver que essas mulheres se destacaram por seus méritos e destruíram uma barreira dentro de um ambiente machista e opressor.

Todas as três atrizes fazem um ótimo papel, destaque para Katherine Johnson, que consegue passar em sua atuação todos os duelos internos vividos por sua personagem. Apesar do destaque, a atriz não foi indicada ao Oscar, tendo sua companheira de filme, Octavia Spencer, como indicada à Melhor Atriz Coadjuvante, não que Octavia não tenha feito uma boa interpretação, mas já teve outros papeis com maior destaque, talvez sua indicação tenha sido devido sua fama, portanto, dificilmente levará a estatueta.

Melhor Roteiro Adaptado é outra categoria que o filme concorre, sua execução é ótima, pois apresenta a trama de forma profunda e catártica, além disso tem o mérito de conseguir condensar três histórias em um só filme, característica não comum em filmes biográficos e que só pode ser realizado diante de um bom roteiro. O páreo é duro, mas talvez essa obra surpreenda e leve a estatueta.

Por fim, a última indicação é a de Melhor Filme, essa com certeza o filme não leva, apesar de toda sua excelência, ele concorre com histórias mais fortes e melhor executadas, e principalmente, histórias que chamam mais a atenção do público da academia.

Estrelas Além do Tempo é único e sua repercussão é boa tanto para o cinema, como para a história, pois faz jus à essas mulheres e essa história quase esquecida. Sua exposição no Oscar só fortalece a mensagem que o filme quer passar. É com certeza uma grande obra.

Estrelas Além do Tempo

Título Original: Hidden Figures
Ano: 2016
Direção: Theodore Melfi
Duração: 126 min.
Nacionalidade: EUA
Gênero: Drama, Biografia
Elenco: Katherine Johnson, Mary Jackson, Dorothy Vaughn

Gounford

Gounford

Amante do cinema, viciado em games, entusiasta de séries e escravo dos quadrinhos e livros... Ou seja, procura-se emprego para sustentar tudo isso!
Gounford

Últimos posts por Gounford (exibir todos)

Compartilhe!

Gounford

Amante do cinema, viciado em games, entusiasta de séries e escravo dos quadrinhos e livros... Ou seja, procura-se emprego para sustentar tudo isso!