Filosofia para Corajosos

Seja corajoso e faça filosofia em primeira pessoa..

Olá caros Fraternos!

Hoje vou INdicar um livro bem instigante e interessante de leitura rápida e agradável, Filosofia para Corajosos de Luiz Felipe Pondé, que é doutor em Filosofia Moderna pela USP/Universidade de Paris, pós-doutor pela Universidade de Tel Aviv, colunista na Folha de São Paulo e professor na PUC e FAAP. E qual é a proposta deste livro com um título tão ousado?

O livro é dividido em três partes. A primeira parte é um capítulo onde o autor mostra o seu jeito de fazer filosofia, “Filosofia em primeira Pessoa”. A segunda parte, “Grandes tópicos da filosofia ao longo do tempo”, traz questões básicas para que o leitor seja capaz de filosofar a partir de si, ou seja em primeira pessoa. A última parte, “Porque acho o mundo contemporâneo ridículo?”, aqui Pondé explica por que para ele vivemos no momento mais ridículo da historia da humanidade.

Para concluir,  este livro não é precisamente um guia, não é um método, não é burocrático, é algo que vai direto ao ponto sem frescuras ou firulas. O autor cita diversos autores/filósofos que ele discorda e outros que ele concorda e corroboram/fortalecem as suas ideias do que é fazer filosofia em primeira. E sim, este livro corresponde muito bem com a questão que foi feita no inicio deste texto.

“É necessário ter coragem para dizer o que se pensa. Para fazer isso, é também necessário conhecer algumas ideias que os filósofos e outros pensadores pensaram antes de nós.” Luiz Felipe Pondé.

Filosofia para Corajosos

Subtítulo: Pense com a própria cabeça
Autor: Luiz Felipe Pondé
Ano: 2016
Páginas: 192
Editora: Planeta do Brasil
Nacionalidade: Brasil
Gênero: Filosofia

Clovis

Clovis

Apaixonado por livros, séries e de uma boa história seja ela em quadrinhos ou em games, e ouvinte de um bom rock.
Clovis

Últimos posts por Clovis (exibir todos)

Compartilhe!

Clovis

Apaixonado por livros, séries e de uma boa história seja ela em quadrinhos ou em games, e ouvinte de um bom rock.