Meninos Não Choram

Meninos não Choram (Boys Don’t Cry) mostra a complicada vida de Brandon Teena, transexual norte-americano vítima de crime de ódio nos anos 90.

 

Apesar de ter nascido biologicamente com o sexo feminino, Teena não se identificava com o sexo biológico e apresentava-se como homem, usando seu nome de registro de forma trocada, o sobrenome Brandon como nome e o nome Teena como sobrenome.

 

O filme mostra a relação de Brandon (Hilary Swank) com Lana Tisdel (Chloë Sevigny) e as consequências havidas com essa relação, assim como o esforço e a angústia de Brandon para esconder o sexo biológico.

O grande destaque no elenco é a talentosíssima Hilary Swank, que brilha como protagonista do filme, consegue transmitir toda a confusão mental e insegurança do personagem principal, mostrando para o público que existem sim pessoas como Brandon, que sentem-se presas em um corpo que não lhe pertence. O destaque da protagonista foi tão grande que lhe rendeu o seu primeiro Oscar de Melhor Atriz, além de outros muitos prêmios de destaque.

Chloë Sevigny também recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, mas não o ganhou, sua participação no filme não é brilhante, mas o seu papel é de destaque devido à polêmica, afinal, o final dos anos 90, infelizmente, ainda era tabu casais não heterossexuais serem protagonistas de filmes e não era qualquer ator que aceitava encarar tal papel.

Por fim Kimberly Peirce tem seu melhor trabalho em Boys Don’t Cry, seu único filme de destaque, mas que o dirigiu perfeitamente, sabendo lidar com os sentimentos internos dos personagens, algo difícil de transpor em câmera, além de tomar a ótima decisão de expor o drama de Brandon sem pudor ou ressalva diante do até então preconceituoso mundo de Hollywood.

O filme é o maior expoente na discussão de gênero dentro do mainstream, seu único defeito são algumas cenas longas demais que poderiam ter sido cortadas para manter o ritmo da trama. O filme teve ainda mais repercussão com o passar dos anos, tanto devido ao contínuo sucesso de sua protagonista, como com o aumento e aceitação das discussões de gênero.

 

Meninos Não Choram
Título Original: Boys Don’t Cry
Ano: 1999
Direção: Kimberly Pierce
Duração: 118 min.
Nacionalidade: EUA
Gênero: Drama
Elenco: Hilary Swank, Chlöe Sevigny, Peter Sarsgaard
Gounford

Gounford

Amante do cinema, viciado em games, entusiasta de séries e escravo dos quadrinhos e livros... Ou seja, procura-se emprego para sustentar tudo isso!
Gounford

Últimos posts por Gounford (exibir todos)

Compartilhe!

Gounford

Amante do cinema, viciado em games, entusiasta de séries e escravo dos quadrinhos e livros... Ou seja, procura-se emprego para sustentar tudo isso!