House of Cards – 4º Temporada

Nem só de política vive um político.

Frank Underwood para presidente é a frase mais repetida nesta 4º temporada de House of Card. Centrada nas prévias para as eleições de 2016, Frank trava uma batalha com até então sua mais difícil e árdua adversária, sua esposa, Clair Underwood.


Depois de três temporadas que retrataram a subida de Underwood até a cadeira principal da Casa Branca, temos aqui um presidente não eleito (pois assumiu com a renúncia do antigo presidente) lutando para conseguir o apoio dos eleitores para um possível segundo mandato. A trama de toda a temporada foca nisso, são contados cerca de somente seis meses nesta temporada, terminando a três semanas das eleições, assim deixando um grande gancho para a 5º temporada.

Infelizmente esta talvez tenha sido a mais branda temporada de todas até agora, o recurso da quebra de quarta parede foi pouco utilizado, até devido a um fato da trama. Também foram tomadas algumas medidas básicas para se livrar de ganchos pouco produtivos da temporada anterior, dando um ar de “fácil demais” à uma trama que vinha seguindo bem complexa.

Fica claro também que o foco no casal principal faz com que os núcleos de apoio fiquem muito fora de foco, assim nos privando de personagens interessantes como Doug Stamper ou Remy Danton, deixando-os com pouco desenvolvimento e levando-os a cometer atos questionáveis pelo que foi visto em temporadas anteriores.

Outro aspecto fraco desta temporada foi o antagonista que está bem abaixo dos anteriores. O candidato à presidência Will Conway (Joel Kinnaman) parece um playboy amargurado com a vida que vê em suas postagens em redes sociais um caminho para alcançar a Casa Branca. Não sei se a série quis com esse personagem conversar com uma geração mais jovem, ou se foi uma piada com a ingenuidade das novas gerações. Fato é que o personagem em momento algum consegue passar um sentimento de desafio para Frank, tanto que a série apela para fatos do passado para dar continuidade às dificuldades encontradas pelo presidente.

Mesmo com alguns tropeços a série continua sendo o maior destaque do Netflix, quiçá de toda a televisão da atualidade. E seu plot final finalmente aborda o assunto mais polêmico por trás do governo americano: a guerra. Terminando com uma frase espetacular de Frank Underwood, assim deixando um necessidade por mais episódios para todos os espectadores.

 

 

House of Cards – 4º Temporada
Título Original: House of Cards
Ano: 2016
Episódios: 13
Canal: Netflix
Nacionalidade: EUA
Gênero: Drama
Elenco: Kevin Space, Robin Wright, Michael Kelly
Gounford

Gounford

Amante do cinema, viciado em games, entusiasta de séries e escravo dos quadrinhos e livros... Ou seja, procura-se emprego para sustentar tudo isso!
Gounford

Últimos posts por Gounford (exibir todos)

Compartilhe!

Gounford

Amante do cinema, viciado em games, entusiasta de séries e escravo dos quadrinhos e livros... Ou seja, procura-se emprego para sustentar tudo isso!

  • Clovis Junior

    Esta temporada foi incrível. Ansioso para a temp 5…