Parabéns Pokémon 20 Anos!

Em 27/02/1996 um dos maiores nerds do mundo estava realizando seu maior sonho: mudar o mundo!
 
Satoshi Tajiri sempre foi um grande nerd, quando pequeno gastava seu tempo colecionando insetos e depois fazendo uma coisa que os nerds adoram: discutir quem é mais forte. Ele colocava esses insetos para brigar para saber quem ganharia.

 Ash_AG
Esse hobby foi transformado na segunda maior franquia derivada de games no mundo: Pokémon!
 
Contra tudo e contra todos Satoshi Tajiri criou o primeiro grande game social da história, mesmo contra a Nintendo, que não facilitou em momento algum para que Satoshi terminasse, lançasse e divulgasse seu jogo.
Com o uso do até então “inútil” Cabo Link, que conectava dois GameBoy para que assim houvesse uma experiência multiplayer, Satoshi fez o melhor uso do acessório até hoje, conectou dois portáteis para que os jogadores pudesse batalhar com seus Pokémon entre si e o principal, trocar Pokémon.
 
Até 1996 os jogos de RPG limitavam-se à experiências individuais, dois jogadores em games de sucesso como Final Fantasy, Dragon Quest, Phantasy Star, ou qualquer outro game do gênero, aliás no Ocidente esse fator era um dos motivos do sucesso limitado desses jogos.
 
Pokémon então chegou com suas duas versões iniciais, Pokémon Green e Pokémon Red, dois cartucho, pois não bastava as dificuldades para lançar um só game, Satoshi tinha que fazer dois games de uma só vez. O que inicialmente prejudicou o jogo, pois ele tinha a obrigação de vender o dobro de outros jogos estreantes, e foi exatamente o que não aconteceu.
 
Pokémon foi um fracasso, vendeu pouquíssimo, o que não agradou a Nintendo, mas chamou a atenção do gênio Shigeru Miyamoto (pai do Mario, Donkey Kong…), o que ajudou que os jogos fossem relaVG-RP-Top10-Pokemon-Games-480p30_480nçados como Pokémon Red e Pokémon Blue após seis meses de seu lançamento original.
 
Como inicialmente o jogo não teve material de divulgação por conta de não ter grana para isso, ele teve que fazer sucesso da melhor forma possível: boca a boca!
 
Então quando Pokémon Red & Blue foram relançados o jogo já era um sucesso, pois os jogadores amaram o jogo e virou uma febre entre os japoneses. E posteriormente no mundo!
 
Pokémon virou anime, cardgame, action-figures, mangás, filmes, material escolar, roupas, tênis, aparelho eletrônico, pasta de dente, pão e até papel higiênico.
 
Pokémon estava em todo lugar, todo mundo conhece Pokémon, todos conhecem Pikachu, mesmo quem nunca viu uma cena sequer do anime, nunca tocou em um videogame, nunca teve contato direto nenhum com a franquia sabe quem é Pikachu.
 
Isso mostra o sucesso do personagem, que segundo pesquisas é mais famoso que Mario e Mickey, outros dois grandes personagens da ficção, mais famoso que Pikachumuitos contos de fadas, ele extrapola fronteiras, extrapolas culturas, extrapola tudo. Pikachu e consequentemente Pokémon está em todo lugar!
 
A franquia cresceu, isso tudo em apenas 20 anos, e vem crescendo cada vez mais, seus jogos novos criam filas quilométricas e que começam semanas antes do lançamento. O simples anúncio de um novo game toma conta da internet. São quase 1.000 episódios de anime, são quase 20 filmes no cinema, são tantas coisas.
 
Mas aliás, Pokémon é muito mais que isso, é uma rede social disfarçada de jogo que uniu milhões de pessoas, aliás, formou caráter, afinal, tenho uma vida toda rodeada desses monstrinho, assim como vários amigos meus e certeza que seus também, afinal chegou até aqui.
 
Então Parabéns aos 20 anos de Pokémon, parabéns a nós também que ajudamos a criar o sucesso dessa franquia que ainda vai mudar muito o mundo!
Gounford

Gounford

Amante do cinema, viciado em games, entusiasta de séries e escravo dos quadrinhos e livros... Ou seja, procura-se emprego para sustentar tudo isso!
Gounford
Compartilhe!

Gounford

Amante do cinema, viciado em games, entusiasta de séries e escravo dos quadrinhos e livros... Ou seja, procura-se emprego para sustentar tudo isso!