O Quarto de Jack

O mundo e suas diversas interpretações.

Imagine-se vivendo sua vida inteira isolado do mundo, dentro de um pequeno quarto com somente a presença de sua mãe e uma televisão, qual seria sua interpretação de mundo ao sair deste local?

Essa é a vida do garoto de apenas cinco anos Jack (Jacob Tremblay) e sua mãe Joy (Brie Larson), que vivem em um armazém isolados do mundo. A garota foi raptada e mantida há cerca de sete anos antes da trama e teve seu filho dentro do cativeiro, o garoto nunca teve contato com o mundo externo, exceto pela presença esporádica do Velho Nick (Sean Bridgers), seu captor.

O garoto tem uma interpretação única de mundo, pois nunca teve contato com ninguém além de sua mãe, que lhe impede de ter contato com Nick, a única ideia de mundo que o garoto tem é a televisão, que ele pensa ser uma caixa mágica de outra dimensão. Com uma ideia de Joy, ela consegue que Jack fuja do cativeiro e procure ajuda, assim tirando-os de lá e trazendo o garoto pela primeira vez para o nosso mundo.

O filme é contado, em sua maioria, através da visão de Jack, que fala com o espectador sobre a suas novas experiências, que envolvem sua avó e seu marido, a rejeição do avô, brinquedos, amigos, animais e a crise pós-cativeiro de sua mãe.

Um lindo filme que aperta o coração do espectador e rouba lágrimas facilmente dos mais sensíveis. Foi indicado ao Oscar de Melhor Filme e Melhor Diretor para Lenny Abrahamson, que até então só havia feito pequenos filmes. O filme ganhou o público de diversos festivais e várias indicações à diversos grandes prêmios do cinema em todo o mundo. A indicação já abre caminho para novas obras do diretor, mas dificilmente este filme lhe dará essas estatuetas.

Outra indicação do filme é para o Oscar de Melhor Atriz para Brie Larson, que mostrou-se uma mulher forte, protetora de progênie, mas ao mesmo tempo extremamente sentimental, suas cenas de angústia pode-lhe render a estatueta e é uma das mais fortes candidatas deste ano. Por fim o filme também foi indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado, mas sem grandes expectativas.

O que talvez tenha faltado é uma indicação para Jacob, que fez um papel incrível para uma criança de sua idade como poucas vezes visto antes. Com certeza se este garoto continuar trabalhando tão bem quanto neste filme teremos um grande ator futuramente.

Um filme forte e chocante, talvez mostre a realidade de muitas mulheres desaparecidas, como vemos atualmente em vários casos de cativeiros encontrados após anos e que temos mulheres com filhos isoladas do mundo.

 

O Quarto de Jack
Título Original: Room
Ano: 2015
Direção: Lenny Abrahamson
Duração: 118 min.
Nacionalidade: Canadá, Irlanda
Gênero: Drama
Elenco: Jacob Tremblay, Brie Larson, Sean Bridgers
Gounford

Gounford

Amante do cinema, viciado em games, entusiasta de séries e escravo dos quadrinhos e livros... Ou seja, procura-se emprego para sustentar tudo isso!
Gounford

Últimos posts por Gounford (exibir todos)

Compartilhe!

Gounford

Amante do cinema, viciado em games, entusiasta de séries e escravo dos quadrinhos e livros... Ou seja, procura-se emprego para sustentar tudo isso!