A Grande Aposta

Seria essa uma nova forma de se fazer um filme?

Todo mundo sabe que houve uma grande crise financeira nos EUA e que tomou conta do mundo em 2.008, mas alguém conseguiria explicar o que realmente ocorreu? Acredito que até pessoas da área teria dificuldade, aliás, acho que teriam dificuldade até em entender o que realmente aconteceu.

O ano é 2.004, quatro anos antes da bolha imobiliária estourar e destruir a economia americana. Então Michael Burry, um pequeno investidor resolve apostar todo o dinheiro do fundo que coordena, mesmo contra os investidores, em algo que nunca alguém havia apostado: o sistema.

Outros investidores ficam sabendo dessa aposta ridícula e, enquanto o mundo tira sarro da cara de Michael, Jared Vennett (Ryan Gosling) vê uma oportunidade milionária nos cálculos do maluco apostador. Então consegue convencer Mark Baum, (Steve Carell) a investir o dinheiro de sua agência também. No meio disso tudo temos dois jovens candidatos à investidores querendo arriscar grana nessa loucura, então conseguem convencer Bem Rickert (Brad Pitt), aposentado de Wall Street que perdeu toda a esperança no mundo financeiro.

O filme não guarda muitas surpresas, afinal é uma adaptação do livro The Big Short: Inside the Doomsday Machine (A Jogada do Século no Brasil) de Michael Lewis, que retrata essa história real. Apenas o destaque para os personagens de Christian Bale e Steve Carell que são muito excêntricos e exigem muito dos atores, que aliás, não decepcionam em momento algum.

Adam McKay é o grande homem por trás do filme, o diretor que até então só havia feito comédias como O Âncora 2, mostra uma nova maneira de contar uma história, fabricando um filme documental e totalmente didático com tom de comédia. O didatismo do filme envolve quebra de quarta parede (quando o ator fala com o espectador) de atores que não estão na trama, como Selena Gomez e Margot Robbie.

Esse didatismo excessivo é muito necessário, afinal estamos falando de tramites pouco conhecidos pelo público geral, a grande sacado do diretor foi coloca-las de uma forma não monótona e até interessante, chamando a atenção do espectador.

Adam ganhou uma indicação ao Oscar por seu trabalho neste filme, com certeza esta indicação foi bem merecida e pode até lhe render esta estatueta por este trabalho ímpar. Outras indicações do filme são Melhor Roteiro Adaptado, que também é um forte candidato e Melhor Filme, que apesar de ser considerado um azarão, talvez o lado patriótico dos americanos prevaleça e ele acabe levando a estatueta, mas não sem mérito.

Além dessas o filme está concorrendo nas categorias de Melhor Edição e Melhor Ator Coadjuvante para Christian Bale, dificilmente levará essas duas, mas são ótimos trabalhos, tanto na edição, como do ator.

Então se tem interesse em descobrir o que foi esse “BOOM” financeiro que assolou o mundo no começo do século XXI, assista A Grande Aposta e sinta-se um investido apostando contra o sistema.

 

A Grande Aposta
Título Original: The Big Shot
Ano: 2015
Direção: Adam McKay
Duração: 131 min.
Nacionalidade: EUA
Gênero: Drama | Comédia | Biografia
Elenco: Christian Bale, Ryan Gosling, Steve Carell, Brad Pitt
Gounford

Gounford

Amante do cinema, viciado em games, entusiasta de séries e escravo dos quadrinhos e livros... Ou seja, procura-se emprego para sustentar tudo isso!
Gounford

Últimos posts por Gounford (exibir todos)

Compartilhe!

Gounford

Amante do cinema, viciado em games, entusiasta de séries e escravo dos quadrinhos e livros… Ou seja, procura-se emprego para sustentar tudo isso!