A Travessia

Porque a vida é uma travessia!

 

O ser humano tem como principal característica a ambição, sim, nós sempre tentamos nos superar e conquistar tudo o que é possível, mas alguns superam isso e conquistam o impossível.

Phillippe Petit é um desses homens, seu objetivo era simples, atravessar as torres gêmeas do World Trade Center em Nova York em uma corda bamba, assim como equilibristas costumam fazer em picadeiros de circos, mas com o detalhe de estar a mais de 450 metros do chão.

Sua história é retratada no excelente filme A Travessia de Robert Zemeckis (Forrest Gump), que traz o ator Joseph Gordon-Levitt no papel de Petit e o mirabolante plano de fazer tamanha proeza em plena década de 1970.

O filme retrata fielmente todos os passos do plano que durou mais de 6 anos para ser executado, mostrando todos os dramas e todas as seguranças e inseguranças de seu protagonista. Por se tratar de uma obra baseada em fatos reais, é sabido que o feito foi concluído, mas a excelente direção de Zemeckis nos dá o ar da dúvida à cada passo de Petit sobre o cabo de aço.

Com um formado de narração, o espectador fica por dentro da cabeça do artista e compartilha de todos os seus sentimentos, o que foi uma sábia escolha, pois os mais de 45 minutos que Petit passou entre as torres é lindamente condensado de forma poética no filme, trazendo todos os seus sentimentos através de uma conversa com que parou para assistir seu feito. A cartase é tão forte que o espectador se sente tão o mais privilegiado do que as pessoas que puderam ver este fato ao vivo.

Joseph Gordon-Levitt encarnou o personagem de uma forma perfeita, até seu jeito de falar lembra muito Petit, como pode ser conferido no já premiado “O Equilibrista”, documentário que retrata o fato e levou uma estatueta do Oscar em 2009, e claro, serviu de inspiração para o longa.

Um ótimo filme, que além de mostrar o grande feito de um grande homem, também traz, mesmo que indiretamente, o sentimento de perda, pois é impossível acompanhar a obra e não lamentar-se pelo desastre de 2001 que ocorreu com as torres.

a-travessia_t93035_9BVymt8_jpg_290x478_upscale_q90 A Travessia

Título Original: The Walk
Ano: 2015
Direção: Robert Zemeckis
Duração: 100 min.
Nacionalidade: EUA
Gênero: Drama | Biografia | Aventura
Elenco: Joseph Gordon Levitt, Ben Kingsley, Charlotte Le Bon

Gounford

Gounford

Amante do cinema, viciado em games, entusiasta de séries e escravo dos quadrinhos e livros... Ou seja, procura-se emprego para sustentar tudo isso!
Gounford

Últimos posts por Gounford (exibir todos)

Compartilhe!

Gounford

Amante do cinema, viciado em games, entusiasta de séries e escravo dos quadrinhos e livros... Ou seja, procura-se emprego para sustentar tudo isso!